quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dica de quinta-feira: Saúde!

   Dor de cabeça! Infelizmente ela vem atingindo, cada vez um número maior de pessoas. A incidência maior, bem maior inclusive, é em mulheres. Como sofro desse mal desde pequena, decidi compartilhar com vocês, alguns de meus conhecimentos e informações a respeito desse tema e passar algumas dicas que aprendi convivendo com essa dor que não é nada agradável.

   Cientificamente denominada cefaleia, a dor de cabeça é definida como a presença de sensação dolorosa na cabeça, no pescoço e na face. Existem mais de 150 tipos diferentes de cefaleia, o que dificulta a possibilidade de um tratamento único e eficiente para todos os sofredores dessa doença.
   O exemplo mais conhecido das cefaleias primárias é a enxaqueca, doença do cérebro transmitida e herdada geneticamente. Outro exemplo, muito recorrente é a cefaleia do tipo tensional.
   O impacto provocado pela dor de cabeça e particularmente pela enxaqueca na vida social e econômica das pessoas é imenso. Eu passei por diversas situações, várias vezes perdi aula, prova, dias de trabalho e eventos sociais.
   Fiz avaliações e tratamentos diferentes com 4 neurologistas. O que consegui entender e até diminuir a frequência e intensidade da minha dor foram algumas mudanças nos hábitos do dia-a-dia e não os remédios recomendados para evitar a dor, receitados pelos especialistas. No meu caso, é fatal me dar dor se passo mais de 4 horas sem alimentar. Por isso, sempre tenho em minha bolsa, barras de cereal, pacotes de biscoitos, tipo sem parar e cookies integrais para comer entre as refeições principais.
   Outro fator que me provoca dor e na maioria das mulheres é a alteração de hormônios. No período pré-menstrual e menstrual é praticamente certo sentir fortes dores de cabeça. Existe um medicamento natural, composto por óleo de prímula, de germe de trigo e de borragem chamado Prímoris que atenua os sintomas da tensão pré-menstrual. Me ajudou muito, recomendo!


   Outro hábito que introduzi no meu cotidiano, foi atividade física. Faz muito bem para corpo e mente. Alivia o stress, é um momento que vocês está dedicando à você, cuidando de sua saúde física e mental. Sei que não é novidade para ninguém mas é realmente importante, principalmente para quem tem cefaléia, caminhar pelo menos 3 vezes na semana. Tente chamar alguém para fazer a atividade com você, bater um papo durante a caminhada é prazeroso e o tempo passa rapidinho!

   No mais, se divirta, preserve seus momentos de lazer! Na correria do dia-a-dia, muitas vezes deixamos de nos alimentar na hora certa e de forma adequada, e deixamos os problemas do trabalho nos consumir. Sei que as vezes é difícil manter uma disciplina de horário para as refeições mas é importante se esforçar neste quesito, o máximo que puder.
   Chegue em casa, depois de um dia longo de trabalho e relaxe, tome um banho gostoso e coloque as pernas para o ar, curta não fazer nada de vez em quando, esvazie sua mente!
   Consegui com a união de tudo isso, amenizar bastante minhas dores. Espero que tenha contribuído!

Até amanhã com mais uma super dica!